Sem concurso há 12 anos, Polícia Militar possui um déficit superior a 5.200 cargos
O concurso público para o quadro de Praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM/RN) teve a sua banca organizadora definida após publicação do termo de dispensa de licitação [disponível no final da matéria]. Trata-se do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE.
De acordo com o Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Cristiano Feitosa Mendes, o concurso deve ter o edital publicado já nas próximas semanas. Este certame – que é bastante aguardado, vai ofertar um total 1.000 vagas, sendo um percentual [ainda indefinido] destinado ao destacamento feminino.
São notícias que sem dúvida trazem mais ânimo aqueles que sempre se atualizam nos estudos e a sociedade como um todo que receberá esse incremento na segurança pública do estado. Caso você seja aprovado no Concurso PM/RN para Soldado /Praça, receberá R$ 2.904 mil reais após o curso de formação (valores referentes a março de 2016).
Alteração na Lei de ingresso dos concursos PM/RN
O governador Robinson Faria enviou e foi aprovado pela Assembleia Legislativa uma nova Lei de Ingresso dos militares estaduais, atendendo a um pleito da secretária da Segurança do RN, Sheila Freitas, e dos comandantes da Polícia Militar (PMRN), coronel Osmar de Oliveira, e Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), coronel Sócrates Vieira.
De acordo com a Lei, nos concursos futuros para praças, será exigido o diploma de nível superior, enquanto para oficiais se fará necessário o bacharel em Direito. Lembrando que o edital do concurso para praças da Polícia Militar que será lançado nas próximas semanas, será para nível médio. “Fico feliz em poder atender a esse pleito e conseguir aumentar o efetivo da Polícia Militar”, afirmou o governador Robinson Faria.

Déficit de pessoal
Sem concurso há 12 anos, a PM/RN tem, atualmente, cerca de 8.200 policiais, na ativa. O ideal, previsto em lei, é de 13.466 militares – o que significa um déficit de
5.266 pessoas.
5.266 pessoas.
Do certame realizado em 2005 até os dias atuais, a PM vivenciou diversos trâmites judiciais no ingresso dos aprovados, aumento de pedidos de aposentadoria e adiamentos na realização do novo concurso.
Somente em 2017, cerca de 200 policiais pediram a aposentadoria da corporação, o que agrava ainda mais o déficit de pessoal. Outra preocupação que reforça a necessidade de um novo concurso, além do déficit de pessoal, é o envelhecimento dos policiais. O soldado mais novo tem 30 anos e ingressou no último concurso, de 2005, com a idade mínima de 18. Quem entrou com a idade máxima de 30 anos já está dentro da média de idade de aposentadoria da Polícia Militar – menos de 50,
de acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada de abril de 2017.
de acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada de abril de 2017.
Números
8.200 é a estimativa do efetivo atual da Polícia Militar do RN;
13.466 é o efetivo ideal, previsto em lei para a corporação;
5.266 é o déficit de policiais militares no Rio Grande do Norte;
200 policiais pediram aposentadoria este ano;
137 policiais da reserva se inscreveram para voltar a ativa.
13.466 é o efetivo ideal, previsto em lei para a corporação;
5.266 é o déficit de policiais militares no Rio Grande do Norte;
200 policiais pediram aposentadoria este ano;
137 policiais da reserva se inscreveram para voltar a ativa.
Detalhes
Concurso: PM/RN
Banca organizadora: IBADE
Escolaridade: Nível Médio
Número de vagas: 1.000
Remuneração: R$ 2.904
Situação: CONFIRMADO
Publicação do edital: 2017
Termo dispensa de licitação: Diário Oficial do Estado
Cópia autorizada mediante citação com link: https://oportaln10.com.br/concurso-da-pm-rn-banca-organizadora-73517/#ixzz50OeQbnCW
Under Creative Commons License: Attribution
Follow us: @PortalN10 on Twitter | PortalN10 on Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário