De maneira engenhosa, baleia salva mergulhadora de um tubarão - Jornal Potiguar

Últimas

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

De maneira engenhosa, baleia salva mergulhadora de um tubarão


Este comportamento incomum da baleia durou quase dez minutos

baleia jubarte salva homem de tubarão


A natureza nunca deixa de nos surpreender: recentemente foi publicado um vídeo que flagra o exato e incrível momento que uma baleia jubarte protege a mergulhadora Nan Hauser, 63, da aproximação de um tubarão.

No vídeo compartilhado – e registrado por sua equipe -, a bióloga recebe o apoio de uma jubarte macho, pesando cerca de 22 toneladas, que a empurra várias vezes com a cabeça e depois a guia em uma certa direção para depois levá-la para fora da água.
De início, a bióloga não havia entendido o que a baleia estava fazendo até perceber que o outro animal nas proximidades não era uma baleia, mas sim um tubarão-tigre. Além disso, uma outra baleia também chegou para protegê-la e começou a balançar a cauda para assustar o tubarão de 4,5 metros.
Segundo a mergulhadora, este comportamento incomum da baleia durou quase dez minutos. Contudo, apesar do medo, a mulher tentou manter a calma. “Eu não tinha certeza de como era a baleia quando ela se aproximou de mim e não parou de me empurrar por mais de 10 minutos. Parecia horas. Fiquei um pouco machucada.”
“Passei 28 anos debaixo d’água com baleias e nunca tive uma baleia tão tátil e tão insistente em me colocar na cabeça, na barriga ou nas costas, ou, acima de tudo, tentando me colocar sob sua enorme barbatana peitoral. Nunca tirei meus olhos dela, e foi por isso que não vi o tubarão de imediato”, revelou a bióloga.
O fato ocorreu nas Ilhas Cook, no Oceano Pacífico do sul, e ela acredita este incidente revela o instinto das baleias de proteger outras espécies de animais, incluindo seres humanos. Quando saiu da água para subir no barco, a baleia chegou à superfície para verificar se ela estava bem.
Obs: infelizmente, a gravação não revela por completo o tubarão, pois segundo a equipe da bióloga, ele estava insistentemente rodeando Nan Hauser e a jubarte.


Fonte: Portal N10

Nenhum comentário:

Postar um comentário