Aviões de guerra cruzam céus de Monteiro em treinamento e assustam moradores - Jornal Potiguar

Últimas

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Aviões de guerra cruzam céus de Monteiro em treinamento e assustam moradores


Um fato curioso, movimentou a cidade de Monteiro, no Cariri do estado nesta quarta-feira (28).
 
Tudo aconteceu após a população ter se assustado com o barulho dos aviões de que faziam treinamento militar denominado Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) – organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) – que simula situações de guerra moderna.
 
Quando os caças cruzaram os céus de Monteiro, o barulho foi tão intenso, que os moradores acharam que os aviões estavam caindo. Comerciantes deixaram os seus comércios e correram para o meio da rua para ver os aviões.

Aviões de guerra cruzam céus de Pombal em treinamento e assustam moradores
 
Apesar de ter sido amplamente divulgado pela Imprensa, o treinamento militar denominado Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) – organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) – que simula situações de guerra moderna, causou medo aos pombalenses que não sabiam do que se tratava, na manhã desta terça-feira (27), quando caças cruzaram os céus da cidade.
 
Duas aeronaves fizeram voos de baixa altitude e assustaram moradores.
 
Pelas redes sociais, foram postados vídeos e fotos do momento. No Facebook, uma moradora afirmou que “se jogou no chão com seu filho e começou a rezar pensando que era o mundo que vinha se acabando”.
 
O evento é concentrado em Natal (RN) e acontece desde o o dia 18 prosseguindo até a sexta, dia 30.
 
São mais de 100 aeronaves e militares de vários países que participam do Cruzex: Brasil, Canadá, Chile, França, Peru, Uruguai, Estados Unidos, Bolívia, Índia, Suécia, Reino Unido, Venezuela, Portugal, Alemanha e França.
 
Os cenários preparados para o treinamento envolvem guerra convencional e não convencional. No cenário de guerra convencional, serão realizados os chamados “COMAOs”, em que um cerca de 40 a 50 aeronaves de naturezas distintas decolam em sequência para (em tempo e espaço limitados) realizar missões com objetivos comuns ou complementares.

Fonte: Portal tv cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário