Brasil será o 1º País da América do Sul a reabastecer helicóptero em voo - Jornal Potiguar

Últimas

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Brasil será o 1º País da América do Sul a reabastecer helicóptero em voo

Brasil será 1º país da América do Sul a reabastecer helicóptero em voo

A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu a primeira fase da campanha de ensaio para certificação do sistema de reabastecimento em voo do helicóptero HJ-Caracal com o avião tanque KC-130H. A operação tornará o país o primeiro da América do Sul capacitado para ações do tipo, diurnas e noturnas.

A operação desta sexta-feira ocorreu na Ala 11 do Aeroporto Internacional Galeão-Tom Jobim, (Galeão). “Desta forma, serão conduzidas avaliações específicas de ambas as aeronaves para determinar um envelope seguro contendo velocidade, altitude e configurações específicas”, diz a FAB, em nota.

Nos ensaios de voo dessa primeira fase de certificação, não há transferência de combustível o avião tanque para o helicóptero, sendo realizados apenas "contatos secos". Provas com as "conexões molhadas" só vão ocorrerna segunda fase do programa, no próximo ano.

“Os ensaios em voo com conexão a seco tem o objetivo de avaliar a capacidade de reabastecimento em voo por meio das avaliações do grau de turbulência, verificação de possível interferência na leitura do sistema anemométrico devido à perturbação do ar e verificação do funcionamento do sistema mecânico em voo”, diz a nota.

Foto: Força Aérea Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário