Idema emite licença para construção do Santuário, turismo religioso ganhará força na cidade de Pau dos Ferros - Jornal Potiguar

Últimas

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Idema emite licença para construção do Santuário, turismo religioso ganhará força na cidade de Pau dos Ferros



O projeto de construção do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros, avançou na etapa final das licenças legais que permitirão a sua execução. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) emitiu Licença de Instalação referente à primeira etapa da obra.

O chamado Complexo Turístico Serrote do Jatobá será construído no Sítio Tabuleiro Grande, Zona Rural do município de Pau dos Ferros. O empreendimento teve todas as condicionantes para a implantação do complexo cumpridas.

O prefeito Leonardo Rêgo (DEM) apresentou o projeto em 2017, no primeiro ano de seu terceira gestão. Numa reunião com o bispo da Diocese de Mossoró, dom Mariano Manzana, Leonardo mostrou a maquete e os detalhes do projeto, além de afirmar que os recursos seriam assegurados pelo Governo Federal.

O investimento supera a ordem de R$ 1 milhão. “A obra deverá marcar mais um importante investimento para o município, alavancando o turismo, gerando emprego, renda e lazer. Já estão garantidos recursos da ordem de R$ 1.035 milhão para execução da primeira etapa, graças a destinação de emenda do (ex) deputado Federal Felipe Maia e do (ex) senador José Agripino Maia”, afirmou na época.

O Complexo contemplará um mirante com vista para toda a cidade, fortalecerá o turismo na região do Alto Oeste e será instalado a cerca de 4km do centro da cidade. Em sua totalidade o empreendimento contará com estacionamento para 180 vagas, escadaria, praça, quiosques para comercialização de artesanato local, restaurante, academia ao ar livre, pista de cooper, ciclovia, trilha para caminhada, mirante, como também pavimentação das estradas de acesso, além de outros atrativos. A Prefeitura executará a obra por etapas.

Segundo o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, o sentimento é de satisfação em contribuir com a viabilidade de novos investimentos públicos direcionados a população e ao fomento do turismo no interior do RN. “A implantação do Complexo Turístico é sinônimo de geração de emprego e renda para a população, sendo também um ponto de lazer, melhorando a qualidade de vida de seus munícipes, além de incremento da economia turística local. Emitir uma licença ambiental como essa é contribuir diretamente com o fortalecimento do turismo e desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou o diretor.

ALTO OESTE

Pau dos Ferros é a cidade da região do Alto Oeste Potiguar para onde convergem mais de 30 municípios circunvizinhos e por abrigar diversas Instituições de Ensino Superior, atrai estudantes e funcionários de outras localidades que utilizam o comércio local, os pontos turísticos, restaurantes, pousadas e hotéis, além de outras atividades econômicas instaladas no município. Pau dos Ferros é a principal cidade da região do Alto Oeste e está distante cerca de 380 quilômetros da capital Natal, ocupando uma área de aproximadamente 260km².

“Nos preocupamos em elaborar um projeto que atendesse a todos os públicos, contemplando áreas e atividades para desenvolver práticas esportivas, de lazer e turismo religioso. Com a emissão da licença ambiental, iniciaremos imediatamente a obra, pois já temos assegurados 3 milhões de reais através de convênio com o Ministério do Turismo. Com este recurso realizaremos as três primeiras etapas da obra”, disse o engenheiro e secretário de Planejamento do município, Cláudio Fídias.

Paralelo ao início das obras, a Prefeitura está buscando captar recursos para a última etapa. “Esta obra é de grande relevância para a região do Alto Oeste, pois incentivará o turismo e atrairá as populações vizinhas. Ao todo, a previsão de investimentos para a execução da obra é cerca de 8 milhões de reais”, afirmou o secretário.

De acordo com a secretaria de Planejamento, a fase final da obra contemplará a construção do mirante, uma capela e a imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.

*BLOG DO CÉSAR SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário