Aercio Gomes defende a criação de uma Coordenadoria do Meio Ambiente e da defesa civil em Portalegre/RN. - Jornal Potiguar

Últimas

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Aercio Gomes defende a criação de uma Coordenadoria do Meio Ambiente e da defesa civil em Portalegre/RN.


Durante dias, o município de Portalegre/RN, 400 km da capital, viveu dias tensos com um incêndio que tomou conta da cidade serrana. O fogo, que a princípio não se tem informações de como surgiu, se alastrou pela vegetação seca e correndo sério risco de chegar nas casas que ficam nas extremidades da serra. Foram necessários mais de 50 bombeiros cíveis, 30 voluntários, a defesa civil e empenho das cidades de Portalegre e Viçosa, além do Governo do Estado para tentar conter as chamas. Pelas últimas informações, pode ter sido um estrago ambiental de grandes proporções.

Diante disso, Aercio Gomes, Quilombola e líder político, falou que são necessárias várias etapas para se ajustar os danos. Uma das primeiras etapas é criar uma Coordenadoria do Meio Ambiente. Segundo Aércio, Portalegre é uma cidade com árvores centenárias e fauna riquíssima, que andou muito perto de perder esses status de grande privilégio, visão turística e meio ambiente preservado. Para ele, a Coordenadoria do Meio Ambiente, em parceria com órgãos competentes, seria responsável por articular uma investigação das causas do incêndio. Bem como, reflorestar as áreas afetadas.

Outro fator importante, seria a criação de uma defesa civil. Entre os voluntários tinha um grupo de brigadeiristas do próprio município, que foram peças importantes para o controle do fogo. Aercio afirmou, que essa turma, a muito anos vem tentando ganhar destaque no município, e nunca foram levados a sério, tanto pelo executivo, como o legislativo do município. Eles hoje provaram que tem toda capacidade possível, e precisou um momento de aflição na cidade para que fossem notados. É aquela situação, quando não tem prevenção, tem-se prejuízos. Agora, imagine o seguinte: assim que o fogo iniciou, se existisse uma defesa civil, teriam iniciado o processo de controle das chamas, até a chegada do corpo de bombeiros. Mesmo distante, vou defender essa ideia como meta. Finalizou Aércio.

3 comentários:

  1. Muito bem
    Meus parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Se ele nao sabe em portalegre tem uma defesa civil so com 5 membros mas tem e tao atuando juntos com os bombeiros

    ResponderExcluir