Coronavírus: Teich sugere que governadores do Nordeste remanejem respiradores para as cidades com mais doentes - Jornal Potiguar

Últimas

terça-feira, 21 de abril de 2020

Coronavírus: Teich sugere que governadores do Nordeste remanejem respiradores para as cidades com mais doentes


Foto: Rafael Felicciano/Metrópoles
O ministro da Saúde, Nelson Teich, sugeriu a governadores do Nordeste que respiradores, aparelho essencial no tratamento de casos graves de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, fossem remanejados entre os estados.
A ideia do ministro recém-empossado é mandar os equipamentos para as cidades que registram o maior volume de adoecimentos.
A sugestão de Teich foi feita durante uma videoconferência com nove governadores nordestinos na noite dessa segunda-feira (20/04).
Apesar do apelo, os governadores descartaram a possibilidade. Eles argumentam que o fornecimento de equipamentos e materiais enfrenta dificuldades e incertezas.
Na semana passada, uma varredura do governo federal localizou 3,7 mil ventiladores pulmonares parados, por falta de conserto, nas redes pública e privada de saúde no Brasil.
Segundo o Ministério da Economia, o número de respiradores quebrados representa 25% da quantidade total dos equipamentos disponíveis no país.
Para os próximos três meses, a estimativa de demanda de ventiladores pulmonares para o tratamento de pacientes com a Covid-19 é de cerca de 15 mil aparelhos.
Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário