'Covid-19: vacina chega ao SUS em dezembro', diz Doria - Jornal Potiguar

Últimas

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

'Covid-19: vacina chega ao SUS em dezembro', diz Doria

 Imagem de: 'Covid-19: vacina chega ao SUS em dezembro', diz Doria

Nesta quarta-feira (26), o governador de São Paulo, João Doria, disse que a primeira vacina contra a covid-19 estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2020. No entanto, a CoronaVac ainda depende de aprovação da Anvisa.

A vacina em questão está sendo produzida pelo laboratório chinês Sinovac, mas aqui no Brasil o Instituto Butantan é o parceiro responsável pelo seu desenvolvimento. Os testes já estão na fase três no estado de São Paulo.

“Se tivermos esta fase de testagem bem concluída em outubro ou até a primeira quinzena de novembro, em dezembro já teremos disponível para a imunização da população através do SUS. Nessa primeira etapa, teremos acesso a 45 milhões de doses. Essa aplicação depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, disse Doria durante uma coletiva de imprensa.

Enquanto pesquisadores da Universidade de Oxford usaram o adenovírus causador da gripe modificado com a proteína do novo coronavírus para provocar uma resposta imunológica, a Sinovac preferiu a versão enfraquecida do Sars-CoV-2 na produção da CoronaVac.

O estudo está testando 9 mil profissionais da área da Saúde nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário