Descoberto antiviral com potencial de prevenir e tratar covid-19 - Jornal Potiguar

Últimas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Descoberto antiviral com potencial de prevenir e tratar covid-19

 


Testes em laboratório com um antiviral experimental mostraram que o medicamento foi capaz de prevenir e tratar a covid-19. O estudo com os resultados foi publicado na última terça-feira, 9, na revista científica Nature.

Segundo os pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, o antiviral EIDD-2801 interrompe a replicação do novo coronavírus e previne a entrada do vírus nas células.

No experimento, os pesquisadores administraram o medicamento via oral em roedores geneticamente modificados para apresentar tecido pulmonar humano, incluindo as células humanas primariamente infectadas pelo novo coronavírus.

O tratamento consistiu em administrar o antiviral 24 horas ou 48 horas após a exposição a SARS-CoV-2 e a cada 12 horas depois disso.

“Descobrimos que o EIDD-2801 teve um efeito notável na replicação viral  após apenas dois dias de tratamento – uma dramática redução de mais de 25.000 vezes no número de partículas virais no tecido pulmonar quando iniciado 24h após a exposição ao vírus”, explicou J. Victor Garcia, professor de medicina e diretor do Centro Internacional para Avanço da Ciência Translacional, e um dos autores do estudo.

Os pesquisadores também testaram a capacidade do EIDD-2801 de prevenir a infecção pelo novo coronavírus administrando o medicamento 12 horas antes da exposição ao SARS-CoV-2 e a cada 12 horas depois disso.

Com esse teste, eles descobriram que a profilaxia de pré-exposição inibiu significativamente a replicação de SARS-CoV-2 – reduzindo o nível do vírus nos tecidos pulmonares humanos em mais de 100.000 vezes.

Ensaios clínicos separados de fase 2 e 3 estão em andamento para avaliar a segurança do EIDD-2801 em humanos e seu efeito na eliminação do vírus em pacientes com covid-19.

Ainda de acordo com os pesquisadores, estudos anteriores já demonstraram que esse medicamento também é eficaz contra a infecção por SARS-CoV e MERS-CoV, o que pode ser uma importante arma contra futuros surtos de outros tipos de coronavírus.

Fonte: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário