ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

Pandemia piora na Alemanha e Merkel quer sistema de lockdown nacional


O governo da chanceler alemã Angela Merkel aprovou nessa 3ª feira (13.abr.2021) uma proposta legislativa que permitiria a aplicação de um sistema de lockdown nacional no país. O projeto foi proposto como uma emenda à Lei de Proteção contra a Infecção, e ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento.

A Alemanha tem um sistema de poder descentralizado. Alguns líderes estaduais têm relutado em impor as restrições, em parte porque os Estados apresentam taxas diferentes de infecção.

Por isso, o governo tenta chegar a um acordo com os Estados sobre políticas nacionais de resposta à pandemia.

A ideia é implementar o sistema nacional nas áreas onde os níveis de infecção estão altos. Com as taxas atuais, o bloqueio poderia atingir metade da Alemanha. “Acredito que essa emenda é importante porque é uma decisão urgente sobre como proceder na pandemia do coronavírus”, disse Merkel.

A Alemanha registrou, na última 3ª feira (13.mar.2021), 10.810 novos casos de infecção em 24h, o que elevou a taxa de infecção para 140 por 100 mil habitantes.

A emenda permitira ao governo federal fechar lojas e instituições culturais. Ainda, impor limites ao número de pessoas autorizadas a se reunir em qualquer região onde as infecções superem 100 novos casos por 100 mil habitantes em um período de 7 dias.

Se o número de novas infecções chegasse a mais de 200 por 100 mil habitantes, Merkel poderia determinar o fechamento de escolas e creches. Atualmente, as escolas estão sob a jurisdição dos Estados, e os líderes locais estão relutantes em renunciar a esse controle. “Estamos em uma situação em que um mecanismo de emergência é necessário”, disse Ralph Brinkhaus, líder da CDU (União Democrata Cristã no Parlamento), partido de Merkel.

No total, o país registrou 3 milhões de infecções e 78.000 mortes por covid-19 desde março de 2020.

PODER360

Postar um comentário

0 Comentários