ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

Bebê nasce com mesmo grau de imunidade da mãe, vacinada contra covid

Foto: Reprodução

Um nascimento no Recife surpreendeu os médicos. A pequena Ana Carolina veio ao mundo com anticorpos contra a covid-19, após a mãe, a dentista Anna Carla Calazans, ter sido vacinada durante a gestação. Mas o que chamou a atenção mesmo foi que a recém-nascida tem o mesmo grau de imunidade constatado na mãe: 94,2%.

O nível de proteção da menina foi confirmado por meio de um teste de anticorpos totais neutralizantes feito na última segunda-feira. O mesmo exame foi realizado na mãe em abril após a vacinação. A dentista recebeu duas doses da CoronaVac em março. A primeira foi aplicada quando ela estava com 32 semanas de gestação, e a segunda, na 34ª semana.

Transferência de imunidade

Essa transferência de imunidade é chamada de transmissão transplacentária. É quando a mãe transfere para o feto anticorpos para proteção contra diversas doenças. Estudo mostram que essa transferência começa durante o primeiro trimestre da gestação, e vai aumentando, alcançando o nível máximo durante o terceiro trimestre.

A novidade agora é que essa transmissão também se dá com os anticorpos da vacina contra a covid-19.

Um estudo feito pelo Hospital Geral de Massachusetts em parceria com pesquisadores da Universidade Harvard e do MIT avaliou que vacinas com base em RNA mensageiro — como as produzidas pelos laboratórios Moderna e Pfizer — são altamente eficazes em passar a anticorpos protetores das mães para os filhos, tanto via placenta como via amamentação. Por Catraca Livre

Postar um comentário

0 Comentários