A II Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE 2022, tendo como tema  “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, e como lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”, foi deflagrada no território nacional, sob a condução do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), no dia 28.04, e, em território potiguar, sob a condução do Fórum Estadual de Educação (FEE RN) em 20.06.2021, em audiência pública na Assembleia legislativa do RN.

Com o objetivo de fortalecer o Estado democrático de direito e justiça social; potencializar a confiança nos profissionais da educação, nas instituições e sistemas educativos e nos estudantes; monitorar e avaliar a implementação do PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, dentre outros objetivos, a CONAPE 2022, segue nas suas etapas regionais e estaduais. 

Nessa direção, a CONAPE RN, realizará no próximo dia 19.08, das 08:30 às 17:00, via Google Meet, a Etapa Intermunicipal doPolo 9, integrado pelos municípios de Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Felipe Guerra, Frutuoso Gomes, Itaú, Lucrécia, Martins, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Tabuleiro Grande, Umarizal e Viçosa.

Contemplará a participação de representantes do Fórum Estadual de Educação-FEE-RN, daUNDIME-RN, dos Conselhos Municipais e Estadual de Educação, dos Movimentos Sociais e ainda representantes das categorias de gestores, professores, técnicos, pais e estudantes da Educação Básica, da Educação Profissional e do Ensino Superior das esferas municipais, Estadual, Federal e Privado, dos municípios integrantes do referido Polo.

Contará com as participações do Prof. Dr. Márcio Adriano de Azevedo/IFRN, que discorrerá sobre o EIXO I – DÉCADAS DE LUTAS E CONQUISTAS SOCIAIS E POLÍTICAS EM XEQUE: O GOLPE, A PANDEMIA E OS RETROCESSOS NA AGENDA BRASILEIRA,bem como da Profa. Dra. Gercina Dalva e da Profa. Dra. Maria Aparecida dos Santos Ferreiraque discorrerão sobre a temática do EIXO V – GESTÃO DEMOCRÁTICA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: PARTICIPAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL, sendo seguidos do debate e proposições do plenário que apresentará, em forma de destaques, contribuições para o Documento Referência da CONAPE 2022. Ainda durante a referida conferência serão selecionados 50 (cinquenta) delegados que participarão da Etapa Estadual da CONAPE 22, a ser realizada em outubro/2022.

O evento se apresenta como um importante momento de articulação de entidades e atores sociais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social.

INFORME-SE A RESPEITO COM AS ENTIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS QUE OS(AS) REPRESENTA(M) NO SEU MUNICÍPIO!!

Post a Comment

Facebook

header ads
header ads
header ads