Quando foi criado o Plano de ContingĂȘncia para Covid19, ainda em fevereiro, o #GovernodoRN apresentou ao Governo Federal a necessidade urgente de respiradores, entre outros pleitos, mas atĂ© a semana passada o Estado sĂł havia recebido 10 aparelhos.
Em uma ação do ComitĂȘ de Enfrentamento local, via emprĂ©stimo do Governo CidadĂŁo junto ao Banco Mundial, o Governo adquiriu 14 respiradores. A batalha pela aquisição vai alĂ©m da disponibilidade de recursos, visto que hĂĄ uma demanda de interesse Mundial por esses equipamentos, essenciais durante a pandemia.
A Governadora Fåtima Bezerra agradeceu a sensibilidade e a atenção que o ministro Ramos dispensou para o nosso Estado enviando 40 respiradores para o Estado e outros 40 para a capital, divididos em grupos de 20 respiradores complexos e 20 respiradores simples.
Além destes 80 respiradores, o ministro garantiu o envio de mais 40 respiradores ainda nesta terça-feira (26), totalizando 120 aparelhos para todo o RN (80 para o Estado e 40 para Natal).
Respiradores por si só não resolvem o problema. E para isso serå lançado um novo edital de convocação de profissionais, voltado especialmente para o interior, onde serão montados pontos de estabilização.
Dos 40 respiradores estaduais jĂĄ disponĂveis, os 20 de alta complexidade jĂĄ estĂŁo sendo distribuĂdos. SerĂŁo 4 respiradores complexos para o Hospital JoĂŁo Machado, onde estĂŁo sendo montados 20 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria, 6 respiradores complexos para a Liga, totalizando 20 disponĂveis na unidade, 5 irĂŁo para MossorĂł e 5 para a regiĂŁo do SeridĂł. Os respiradores mais simples ainda estĂŁo sendo destinados.
A Sesap aguarda ainda a chegada dos outros 40 respiradores prometidos para amanhĂŁ para entĂŁo anunciar o direcionamento destes.
Seja consciente, #UseMĂĄscara
Se puder, #FiqueEmCasa
#RNnaQuarentena
Postar um comentĂĄrio