A cidade de Guaramiranga, no Ceará, não registra morte por Covid-19 há sete meses. Longe das praias de da capital Fortaleza, o município sempre se destacou pelo clima de cidade serrana. Mas agora tem atraído turistas que também se preocupam com a saúde.


Na cidade, com mais de 5 mil habitantes, 96% dos moradores com mais de 11 anos já tomaram duas doses da vacina e 25%, a dose de reforço. Guaramiranga também aplicou, antes de todos os municípios do Ceará, a primeira dose em todos os adultos, em junho de 2021.

Por isso a cidade foi escolhida como teste de eficiência da vacina. Quando recebe as doses, cada morador passa por dois exames: um para detectar a presença do vírus e outro para avaliar o grau de imunidade a ele.

"O que nós temos apresentado é uma resposta bem positiva já na segunda dose. A gente prova que os pacientes que estão contraindo a Covid, por conta da vacina, eles estão tendo sintomas leves”, afirma a secretária de Saúde de Guaramiranga, Silvana Soares de Souza.

O parâmetro mais visível da eficiência das vacinas é a quantidade de internações no único hospital da cidade, que passou os últimos seis meses de 2021 sem nenhum paciente internado por Covid. Neste ano, com o aumento no número de casos da doença, houve apenas uma internação: uma paciente, com sintomas moderados, que recebeu alta quatro dias depois.

Post a Comment

Facebook

header ads