A Prefeitura de Mossoró encerra nesta terça-feira (15) o funcionamento do centro de testagem que funciona no ginásio Pedro Ciarlini, depois de quase dois meses de funcionamento. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte vai ficar responsável pela demanda.

No início da manhã desta terça-feira (15), o ginásio registrou pouca procura por testes. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta-feira (11), foram realizados 30 testes – nenhum positivo para a Covid-19.

Por causa da baixa demanda, a prefeitura decidiu encerrar as atividades na unidade.

“Diante do indicador composto, que envolve vários cálculos que mostram a realidade de cada município e da região, a gente viu que no momento o município não precisa mais de um grande centro para atender a população. Em janeiro, nós chegamos a realizar 1.014 testes em um dia e, desses, mais de 50% positivos. Nos últimos 20 dias a gente vem realizando uma média de 50 exames por dia”, disse a secretária Morgana Dantas.

O ginásio começou a funcionar como centro de testagem no dia 29 de março de 2021. Na época, a demanda por atendimentos era grande e o local foi aberto como alternativa para desafogar as unidades de saúde da cidade. Ele fechou no dia 10 de julho de 2021, mas com um novo aumento de casos, o ginásio foi reaberto no dia 24 de janeiro deste ano.

Os números da pandemia também vêm baixando em todo o estado. Segundo o Laboratório de Inovação em Saúde da UFRN, a taxa de ocupação de UTIs na manhã desta terça era de 15,4%, a menor em toda a série histórica da pandemia.

G1RN

Post a Comment

Facebook

header ads