O evento vai contar com três categorias, além de workshops gratuitos no interior do RN.

Considerado um dos mais importantes festivais audiovisuais do Nordeste, o FINC - Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa já está confirmado para ocorrer entre os dias 2 e 3 de dezembro de 2022, em Baía Formosa. Com o tema “Qual é a sua arte?”, os realizadores vão poder mostrar ao mundo, suas ideias no tradicional Festival de Curtas de 1 minuto, onde o vencedor ganhará uma viagem para a Cracóvia, na Polônia e terá seu filme exibido no Festival Off Camera 2023.

Esse ano, a 13ª edição do FINC reforça seu papel de divulgar e promover o audiovisual independente, com inscrições gratuitas em três categorias (Curtas de 1 Minuto, Mostra Potiguar e Perólas do RN). No Festival de Curtas de 1 minuto, os interessados não precisa ter experiência na área e devem produzir vídeos de até 60 segundos, com apoio de qualquer tipo de equipamento audiovisual, com o tema central do festival: Qual é a sua arte?

Na categoria Mostra Potiguar, podem se inscrever curtas produzidos no RN de até 15 minutos. O tema é livre e deve seguir as normas estabelecidas no regulamento do festival, disponível no site fincbf.com. Já na categoria “Pérolas do RN”, podem participar curtas de 1 minuto, que mostrem as belezas naturais do nosso Rio Grande do Norte. Serão premiados os três melhores vídeos, que em seu conteúdo registrem lugares, cidades ou paraísos do nosso RN.

Os vídeos podem ser feitos com qualquer tipo de equipamento e inscritos até o dia 15 de novembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site oficial do evento (fincbf.com). O público vai poder conferir os filmes selecionados nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022, na Praça Carlota Elisa, em Baía Formosa/RN, com a exibição de curtas metragens produzidos no RN e também de outros países.

WORKSHOPS NO INTERIOR

Entre os dias 6 e 7 de Outubro, o FINC - Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa vai promover o Workshop "Uma longa viagem através de um curta", nas cidades de Ceará-Mirim, Pedro Velho e Nova Cruz. O evento será ministrado pelo produtor audiovisual Diego Alves. No momento será realizado uma oficina de noções básicas para produção de curtas-metragens com o celular. A ação acontecerá em turmas de escolas públicas de ensino fundamental e médio para estudantes entre 15 e 18 anos. A iniciativa pretende promover a reflexão e a criatividade dos jovens sobre suas rotinas, associada ao tema deste ano. Com isso, inspirar e incentivar um maior número de inscrições para a edição de 2022.

Diego Alves foi vencedor da categoria IFRN no 7ª edição do FINC, com o curta de 1 minuto "Sabor da Nação" e teve seu filme exibido no Festival Netia OFF CÂMERA 2017, um dos maiores festivais de cinema independente da Europa. O evento ocorreu na Cracóvia (Polônia). Em 2021 voltou para uma cobertura jornalística e viveu toda a experiência mais uma vez.

Abaixo a programação e locais de realização das oficinas de audiovisual:


Ceara-Mirim | 06/10 (Quinta-feira)

Horário: 9h

Escola Estadual Professor Edgar Barbosa - R. Amparo, 62-188, Ceará-Mirim


Pedro Velho | 06/10 (Quinta-feira)

Horário: 9h

Escola Estadual Dr Pedro Velho - Av. Professor Genar Bezerril, 448, Pedro Velho - RN


Nova Cruz | 07/10 (Sexta-feira)

Horário: 14h

Auditório da 3ª DIREC - R. Pedro Manoel Tavares, Nova Cruz - RN

Post a Comment

Facebook

header ads