Devido ao surgimento de novas variantes da Covid-19 e ao aumento de casos no país, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte recomendou a volta do uso de máscaras em locais fechados.

No entanto, esta recomendação não é obrigatória. O uso de máscaras não é obrigatório em locais fechados do estado desde abril de 2022.

A nova recomendação foi publicada após reunião dos membros do comitê científico da pasta na noite de segunda-feira (14), que também sugeriram o início da aplicação da quinta dose da vacina contra o vírus em pessoas idosas.

Segundo o governo, as medidas foram sugeridas devido à identificação de uma nova subvariante no país (BQ.1) e do aumento de casos em alguns estados e focam na prevenção de aumento de casos no Rio Grande do Norte.

As recomendações sugerem atenção para a vacinação em todas as idades, isolamento em casos positivos ou sintomáticos, ampliação da capacidade de vigilância e ampliação de horários e pontos de vacinação, para melhor acesso da população.

Segundo a Sesap, o RN está com a taxa de ocupação de leitos para Covid em 37%, sem fila de espera e com casos diários entre 4 a 15 confirmados, sem óbitos.

Quanto à vacinação, a porcentagem preocupa o comitê. 95% da população está vacinada com a primeira dose (D1), 87% com a segunda dose (D2), 55% de vacinados com a primeira dose de reforço (D3) e apenas 21% com a segunda dose de reforço (D4).

Post a Comment

Facebook

header ads