Com palestras e mostras de laboratórios, 8º evento anual acontecerá no dia 1 de dezembro


Para partilhar conhecimento científico e divulgar trabalhos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), realizará, no dia 1 de dezembro, o VIII Workshop do nPITI.

Com periodicidade anual, o evento traz para esta edição o tema 5G e Novas Tecnologias para Sociedade 5.0. Para discutir o assunto, o encontro contará com diferentes momentos, como conferências, palestras, mesas abertas, entre outros.

Com 200 vagas, o evento é gratuito e as inscrições poderão ser feitas por meio do SIGAA. A programação acontecerá presencialmente, na sede do nPITI – localizada na Avenida Passeio dos Girassóis, próximo à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN).

Para Eduardo Nogueira, professor organizador do evento, o tradicional Workshop representa uma oportunidade para o Núcleo mostrar trabalhos e pesquisas inovadoras em TI.

“Nossa expectativa é, com a mostra dos nossos laboratórios, conseguir aumentar a inserção de mais pesquisadores e promover a criação de mais estudos correlatos ao nPITI”, comenta Nogueira.

Programação

O evento terá programação para todo o dia, das 8h às 18h. Após o credenciamento dos participantes, o encontro contará com uma apresentação cultural, seguida de uma mesa de abertura presidida pela coordenação do Workshop e pelos professores Ivonildo Rêgo, diretor do IMD, e Adrião Duarte, coordenador do nPITI.

Em seguida, às 11h30, o encontro contará com uma conferência com tema 5G Sob Foco: Uma Grande Oportunidade para o Brasil, ministrada pelo professor Luiz Gonzaga Silveira, da UFRN.

Após o almoço, a programação segue com a palestra Evolução dos Sistemas de Comunicações Móveis Celulares para o 5G, com o professor Marcelo Sampaio, e, às 16h, acontecerá a mostra dos laboratórios, durante a qual cada laboratório do Núcleo apresentará diferentes projetos e iniciativas tecnológicas.

“Neste ano, nosso evento acontece em apenas um dia e a proposta é apresentar algumas possibilidades do 5G para o desenvolvimento da sociedade e para a condução de pesquisas que vislumbrem esse novo horizonte”, comenta Eduardo Nogueira.

A programação completa do evento pode ser conferida no link.

Post a Comment

Facebook

header ads